domingo, 5 de setembro de 2010

Análise IBOV 03/09/2010

Clique para ampliar

O índice BOVESPA (Ibovespa) seguiu sua trajetória, conforme havíamos antecipado na última análise, até o ponto de confluência da linha de tendência de baixa e a forte resistência na faixa dos 67.700 pontos. Ao atingir essa barreira, o índice não teve forças para rompê-la e recuou. Juntamente com esse recuo, pode ser identificado o gráfico diário o princípio de uma figura de reversão de mercado no curto prazo. Conhecida como Shooting Star, a figura que podemos ver no último candle do gráfico, se confirmada (com a perda de seu ponto mínimo no próximo pregão), indicará que o mercado atingiu topo na resistência e seguirá corrigindo até os suportes anteriores – sendo as mais significativas nos 65.800 e em torno dos 64.000.
Eu apostaria em uma realização até o suporte de 65.800 que aparenta ser bastante sólido, e já segurou o IBOV recentemente.
A perda do suporte na casa dos 64.000 pontos, significa o fim da atual tendência de alta de curto prazo e pode complicar o cenário de crescimento que vem sendo traçado.
No campo positivo, reitero que o rompimento da forte barreira dos 67.700 gerará um range de alta para o índice, e portanto indica um bom ponto de compra, principalmente no ramo da commodities, que costumam impulsionar essas altas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário