sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Análise IBOV 02/09/2010

clique para ampliar o gráfico


Forma-se uma figura de triângulo simétrico, com uma LTB³ (linha verde claro – descendente superior – iniciada no início de abril) que se encontra num vértice com a LTA de médio prazo (verde escuro ascendente com início no final de maio). A figura do triângulo é uma forte figura de impulsão de mercado, o que pode apontar um rally para o lado que ela for rompida. (Exemplo de almanaque: o triângulo formado pela LTB² ao ser rompido no meio de julho).


Outro ponto a favor desse rompimento é o modelo pá de ventilador, que pode ser visto no gráfico com o rompimento consecutivo de 2 linhas de tendência de baixa (LTB¹ e LTB² – em verde claro no gráfico). Pela teoria da pá de ventilador, quando a terceira pá (LTB³) é rompida o mercado também ganha grande impulsão.


Um fato complicador para o rompimento é a junção da LTB³ com uma forte resistência na casa dos 67700 (assinalada no gráfico), o que deve gerar certa complicação para ser rompida. O rompimento desse ponto (com volume), muito provavelmente impulsionará o mercado com objetivo em seu TH. Essa resistência é bastante forte, devido a confluência dessas duas fortes barreiras e pode gerar realizações de mercado das últimas altas.


No campo negativo, a MME200 (em azul no gráfico) e o suporte próximo a 65800 podem segurar o índice nas próximas realizações (hoje a MME200 segurou).

Nenhum comentário:

Postar um comentário